Ações altruístas, uma maneira de manter a saúde Emocional

Home / Textos / Saúde Emocional / Ações altruístas, uma maneira de manter a saúde Emocional
Ações altruístas, uma maneira de manter a saúde Emocional

 Não é incomum ver reportagens mostrando celebridades doando milhões de dólares em ações humanitárias para ajudar o próximo.  Você já se perguntou o que as motivou?

Algumas semanas atrás vi uma postagem na rede social do empresário Flávio Augusto dono da escola de inglês wise up e do clube de futebol Orlando City. Dizendo que ao completar 50 anos vai dedicar sua vida às próximas gerações e a projetos sociais em regiões vulneráveis.

Não é raro ver pessoas consideradas bem sucedidas socialmente, deixando tudo para viver a vida dedicada ao voluntariado. Isso faz sentido para elas!

Se você analisar sua vida, é bem provável que vai lembrar que em algum momento já ajudou alguém e, também é quase certo, que se sentiu bem ao fazer isso. Se doar ao próximo está intrinsecamente marcado na natureza humana.

Vamos analisar alguns dos motivos que levam as pessoas a agirem de forma altruísta, e quais os benefícios dessas ações em suas vidas.

Levando em conta que os motivos pessoais são os mais diversos possíveis, mas alguns traços são comuns e sempre estarão por trás dessas atitudes.

O primeiro é a empatia uma resposta emocional, uma identificação aos sentimos ou sofrimento do outro. Essa percepção estimula a fazer o bem por se identificar com a dor de determinada população. Por isso, alguns se solidarizam com os direitos dos animais, outros por erradicar a AIDS na África, outros a acabar com a fome etc.

acoes-altruistas-saude-emocional

Experimento pessoal de empatia: Quando se deparar com um acidente de moto, olhe quantos motoqueiros param para prestar ajuda. Isso acontece porque se identificam com a dor do outro, mobilizados por uma identificação social, os iguais, que andam de moto.

Tem outro aspecto do comportamento altruísta chamado egotismo que é quando a pessoa faz uma ação em prol do outro, intencionalmente, por saber que aquela atitude trará algum benefício psicológico ou material. Ou seja, você ajuda o próximo conscientemente por saber o resultado final, que é a sua satisfação pessoal.

Experimento pessoal: pare a leitura e reflita um pouco, tente recordar um momento da vida que você ajudou alguém, qual foi o lugar; você estava acompanhado, lembra o rosto da pessoal; como você se sentiu ao fazer isso?

É bem provável que se sentiu plenamente realizado, uma sensação de leveza, ou até mesmo, contou para alguém seu feito, cheio de entusiasmo.

A psicologia positiva estuda os aspectos positivos do ser humano, e têm demonstrado que ações altruístas contribuem para a autorrealização pessoal e saúde emocional, tornando a pessoa mais positiva. E com a certeza de estar deixando seu legado para o mundo.

Agora uma boa notícia, não é necessário doar milhões de dólares para se sentir bem consigo mesmo, aumentar sua saúde emocional e o seu significado de vida.

acoes-altruistas-saude-emocional

É possível ser gentil em pequenas ações, onde notar que faz sentido pra você, por exemplo:

  • Segurar a porta do elevador, dar prioridade a outro motorista no trânsito, fazer pequenas doações para uma ONG que você confia;

  • Passar um tempo em abrigo para idosos ou crianças carentes, ajudar um cadeirante atravessar a rua, com a permissão dele, é claro.

Pequenas ações podem dar mais sentido à vida e fazer uma grande diferença para o mundo. Descubra o que faz sentido para você, e não perca tempo, contribua com a humanidade.

 

Instagram

Maxuel Matos - Psicólogo | Sexólogo