Amor Próprio e Relacionamento Amoroso
Conhece te a ti mesmo! Esse é o meu convite para que você possa viver relacionamentos saudáveis e duradouros. E fuja de todos aqueles que não te engrandece como pessoa e um Ser, digno de respeito, carinho, atenção e cuidados.
Quando a pessoa for capaz de desenvolver e exercer o que há de mais belo no mundo, “amor próprio”, aí sim, estará pronta para viver um relacionamento a dois, saudável e duradouro.
Para viver relacionamentos saudáveis é necessário de dois inteiros que se unem para partilhar suas completudes.
E não buscando no outro o que lhes falta. Como seria possível, proporcionar ao outro, aquilo que falta em você, um ser vazio não completa outro, muito menos ainda, ninguém é a tampa da sua panela.
Quando o amor e a autocompaixão estão voltados para si mesmo, o mundo e os relacionamentos ganham um novo significado.
Para isso é fundamental seguir um dos mandamentos mais sublimes, descrito há milhares de anos na Bíblia sagrada “Amai o próximo como a si mesmo”. Ou seja, é fundamental amar-se, para depois dar ao outro, o que transborda em você “o amor”.
Quando a pessoa se conhece, ela sabe das suas fraquezas, mas acima de tudo, sabe das suas qualidades e capacidades, o que a torna única e insubstituível.
Dessa forma não se permite viver relacionamentos tóxicos e abusivos. Uma pessoa que se ama vive em paz com o seu “Eu” interior, apesar das complexidades dos relacionamentos a dois.
Para avaliar como anda, o seu amor próprio e/ou autoestima faça essas perguntas a si mesmo, e você saberá quais aspectos são importantes ressignificar, para se relacionar de forma mais saudável, consigo mesmo e com o outro.
Como você se vê, com relação a sua autoimagem? Com que frequência você se gratifica, faz algo que gosta, olha para si com amor e autocompaixão?
O quanto você confia e si mesmo para tomar decisões amorosas saudáveis?
Esses são alguns questionamentos que todos deveriam se fazer de vez quando, e perceber se há algo que deve ser modificado para desenvolver o amor próprio.
Quando o amor próprio emana do autocuidado; a pessoa é capaz de dar atenção para todos os pilares importantes de sua vida como, saúde mental, física, emocional, espiritual e relacionamentos.
E viva os relacionamentos de maneira leve e consequentemente mais feliz.
Uma pessoa que se ama tem autoconfiança, autoestima e é mais autônoma para manifestar seus pontos de vista, de maneira mais assertiva, sem desrespeitar seu par, assim como não permite que seus valores sejam desrespeitados.
E, se em algum momento o seu par tentar te convencer ao contrário, não se acanhe em içar velas e atracar em outro porto.
Quer ser mais feliz nas relações amorosas? Conheça-te a ti mesmo, e seja a pessoa mais feliz que você puder Ser!
Maxuel Matos - Psicólogo | Sexólogo