Como o empreendedor pode gerenciar as emoções
Você como empreendedor com certeza já ouviu falar em gestão de tempo, gestão de negócios, gestão de resultados e outros tantos tipos específicos de gestão, todos necessários para que sua empresa alcance o sucesso. Mas você já ouviu falar de gestão de emoções?
Este tipo de gestão, além de conseguir melhorar significativamente a qualidade de vida e bem-estar elevando os níveis de relacionamento e convívio entre todos com quem se relaciona, profissionalmente ou não, também irá influenciar positivamente o seu próprio negócio.
E como é possível que a gestão emocional possa, de alguma forma, favorecer os negócios de sua empresa ou de seu empreendimento? Para responder esta pergunta é preciso entender que, ao gerenciar suas emoções, você estará naturalmente evitando inúmeros desgastes emocionais.
O resultado disso são menos preocupações, menos estresse, decisões mais rápidas, precisas e assertivas, entre tantos outros benefícios. Entenda melhor como tudo isso funciona e como o empreendedor pode gerenciar suas emoções.
A origem do problema
Empreender no Brasil e ter um negócio próprio é um verdadeiro sonho de muitos brasileiros. Em sua maioria, tentam se preparar bem antes, com análises de mercado, público e ter um bom planejamento inicial, além do capital necessário para dar o primeiro pontapé.
No entanto, mesmo com toda esta preparação, o dia a dia de um empreendedor é repleto de desafios constantes. Não há uma “receita de bolo” infalível que venha garantir o sucesso do seu empreendimento.
Será preciso muito trabalho, dedicação e controle emocional para vencer os desafios do empreendedorismo. É a partir deste ponto que os primeiros problemas emocionais começam a surgir e até passam despercebidos no início.
Muitas preocupações, pessoais e/ou relacionadas ao empreendimento, estresse diário, correria e todos os agouros que geralmente surgem quando se tem um negócio próprio...muitos destes infelizmente inevitáveis. Faz parte do processo, não é mesmo?
Sem perceber, você começa a ter altos índices de ansiedade, passa a não dormir direito, graus elevados de irritabilidade, estresse, fadiga e até insegurança, começando a se questionar se está no caminho certo e se não deveria desistir de tudo porque não aguenta mais a pressão.
É aqui, neste momento, que suas emoções começam a afetar negativamente os resultados do seu empreendimento. Também afetará, provavelmente, sua vida pessoal e com a família, amigos e colaboradores.
Entretanto, antes que o problema alcance este nível ou mesmo quando já se está no limite, é preciso saber que você precisa buscar ajuda para ter a correta gestão emocional. Esta ajuda virá de uma terapia psicológica profissional, que poderá lhe “colocar nos trilhos” novamente.
Algumas formas de um empreendedor gerenciar suas emoções
Os desafios e a pressão são grandes, para quem é empreendedor. Já comentamos isso aqui. Porém, é possível, antes mesmo que sua condição emocional alcance uma depressão mais profunda ou outros problemas psicológicos mais sérios, é crucial gerenciar suas emoções.
Confira algumas dicas:
Autoconfiança
A autoconfiança é um energético poderoso, mas precisa ser usada na medida certa, ou você correrá o risco de levar o seu negócio à total falência. Acreditar no seu crescimento pessoal e profissional, de que é possível “chegar lá”, é um dos primeiros passos para melhor gerir suas emoções.
O cuidado aqui é para não ultrapassar esta medida limite de que falamos. Ser uma pessoa otimista ao extremo ou autoconfiante em excesso, pode fazer com que você se distancie um pouco da realidade.
Evite ser negativo
Se ser autoconfiante e uma pessoa otimista é bom, em determinados níveis, ser uma pessoa pessimista ou negativa é péssimo para o seu emocional e simplesmente desastroso para o seu negócio.
Nesses casos mais difíceis, onde você não consegue mais evitar este pessimismo (afinal nada dá certo...), é preciso definir bem o seu objetivo e avaliar os meios necessários para prosseguir no caminho certo de sua realização. Busque ajuda psicológica, antes que seja tarde demais.
Reduza o estresse e as preocupações
Claro que falar é fácil: reduza o estresse e as preocupações. Por outro lado, é preciso tentar. Será mesmo que todas estas preocupações são válidas e/ou necessárias?
Ao contrário de um colaborador, que tem suas tarefas diárias bem definidas e um salário fixo no final do mês, além de garantias sociais caso perca o emprego, um empresário não pode contar com nenhum destes benefícios e suas responsabilidades são imensas, perante o empreendimento.
Isso pode sim gerar um aumento das preocupações, angústia e ansiedade se vai ou não conseguir arcar com suas contas e projetos no final de cada mês. Só que é preciso ter uma análise bem detalhada se esta situação é mesmo preocupante ou trata-se apenas de mera ansiedade desnecessária.
Reduzir o estresse e controlar suas preocupações é fundamental para que tudo dê certo, profissionalmente e pessoalmente falando.
Visualize e controle suas emoções
Para o negócio, você busca todos os dias inúmeras ferramentas para conseguir ter uma visão do todo, de tudo que está acontecendo em sua empresa em tempo real, exatamente para poder corrigir a tempo possíveis desvios e tomar decisões mais rapidamente e assertivamente.
Com as suas emoções, o processo é muito parecido. O sucesso na vida profissional e também pessoal dependem muito de quão bem você está emocionalmente. Para tanto, você precisa dar uma parada, visualizar bem como está o seu emocional e tomar decisões a respeito, se necessário.
Desta forma, você conseguirá ter um maior controle emocional trazendo mais eficiência e eficácia no mundo dos seus negócios.
Empreendedor procure por ajuda: terapia psicológica
Cuidar da empresa, do negócio, da família, das contas e responsabilidades mensais, sejam de cunho pessoal ou profissional, lidar com os colaboradores, clientes e ainda ter que olhar para o seu emocional, gerenciar as emoções, evitar estresse e tudo mais...impossível?
Impossível não é, e é necessário. A boa notícia é que você não precisa pensar e lidar com tudo isso sozinho. Você precisa, isto sim, saber o momento de procurar por ajuda.
Basta imaginar que, se você estiver emocionalmente abalado, com muita ansiedade, fadiga, depressão e tudo mais, não irá conseguir lidar com seus negócios e a coisa toda só tende a piorar: a tomada de decisão, neste caso, fica seriamente comprometida...e seu negócio idem.
A melhor pessoa para lhe ajudar nesta situação é um terapeuta psicólogo, que poderá lhe ouvir, lhe entender e lhe direcionar da melhor forma possível para que as soluções aconteçam mais facilmente e rapidamente. Pense nisso!
Maxuel Matos - Psicólogo | Sexólogo