Crenças pessoais que são um obstáculo para os relacionamentos

Home / Textos / Relacionamentos / Crenças pessoais que são um obstáculo para os relacionamentos
Crenças pessoais que são um obstáculo para os relacionamentos

Você sabia que alguns dos pensamentos que temos nos levam a descartar o óbvio e a crer veementemente no invisível e imensurável? Essas crenças pessoais é um padrão que usamos como referência para estabelecer relacionamentos.

Esse padrão é chamado de crenças ou esquemas e são baseados no aprendizado, desde a infância, com as pessoas mais significativas de nossas vidas, como cuidadores e familiares.

Muitas das vezes essas crenças são disfuncionais, e leva a pessoa vivenciar conflitos internos. Por conta da dependência emocional e perda da autoconfiança, o que leva a entrar em relacionamentos tóxicos.

Embora a pessoa conscientemente perceba que há um sofrimento intenso, não consegue se livrar das amarras psicológicas, que foram introjetadas ao longo do desenvolvimento e, se perpetuam ao longo da vida adulta.

Pessoas com crenças rígidas e disfuncionais muitas das vezes têm pensamentos do tipo “pau que nasce torto, nunca se endireita”. E isso dificulta a percepção de mudança.

crencas-pessoais-obstaculo-relacionamentos 2

Existem 4 estilos de apego/crenças pessoais, descrito pelos autores Bartholomew e Horowitz. Que usamos para estabelecer vínculos afetivos nos relacionamentos.

Preocupado - a pessoa que tem como pano de fundo dos seus relacionamentos esse tipo de crença, em geral, costumam sufocar seus parceiros (a), por se autodepreciarem, conseguem ver o valor no outro, mas não o seu, tem tendência a buscar o tempo todo palavras e gestos de autoafirmação, para se sentir seguras na relação.

 Intimidado-esquivo - Pessoas com crenças deste tipo, não conseguem estabelecer relacionamentos íntimos e duradouros, por acharem que não são capazes de dar e receber amor.  Elas têm uma visão negativa, tanto de si, quanto dos outros. Ergue uma barreira em volta de si, e não permite que outra pessoa ultrapasse.

Rejeição – a pessoa que tem essa crença como bússola, costuma evitar relacionamentos, por ter uma visão positiva de si, mas uma visão negativa dos outros. É comum ouvir frases dessas pessoas do tipo “nenhum homem ou nenhuma mulher presta”. Percebem o relacionamento estável como aversivo e uma possibilidade iminente em ser deixadas.

Seguro - a pessoa que é direcionada por essa crença, vê a si mesmo como capaz de dar e receber amor. É autoconfiante, sabe das suas qualidades e limitações. Respeita o espaço do outro, consegue construir barreiras para blindar o relacionamento sem sufocar o parceiro (a). Isso permite construir relações saudáveis.

crencas-pessoais-obstaculo-relacionamentos

A partir do momento que olhamos para dentro de nós, e tornamos consciente o inconsciente, podemos ter ações, diferentes do que dizem às nossas crenças.

Para se livrar dessas amarras e padrões arraigados de pensamentos, talvez não seja tão fácil, mas o autoconhecimento pode ser um grande aliado para tornar os pensamentos mais saudáveis e funcionais. O que inclui olhar para si e ver os seus valores, se perceber como um ser finito, dentro das suas potencialidades e fraquezas.

E se dar conta que, o que temos de mudar não é o outro, porque isso é quase impossível, mas a forma que  vemos e percebemos o outro.

 

Instagram

Maxuel Matos - Psicólogo | Sexólogo