Homens: Tamanho não é documento
O tamanho do pênis masculino gera muitas discussões entre homens e mulheres, mesmo que às vezes, essas conversas sejam veladas e carregadas de estigmas. E, está associado à virilidade masculina e a capacidade de satisfazer a parceira.
Quando paramos para refletir de que forma a cultura reforça isso, percebemos que o homem está o tempo inteiro sendo estimulado a valorizar sua masculinidade, por outro lado, inibido socialmente a explorar e manifestar suas emoções.
Na nossa cultura, é comum mães exaltarem o tamanho do pênis da criança exemplo, “olha só, que pintão bonito”.
Na fase da adolescência, continua se perpetuando esse estigma e se torna comum às competições, para ver quem têm o pênis maior e mais pelos no saco.
Sem deixar de falar dos filmes pornôs, que exaltam, e exibem sempre, atores com pênis enormes.
A sociedade prega o tempo inteiro, que o homem, tem que estar sempre preparado para o sexo. Perpetuando Crenças que levam a dificuldades sexuais masculinas.
Isso acarreta cobrança interna, para cumprir esses padrões.
E muita das vezes gera ansiedade de antecipação e ejaculação precoce, sentimento de culpa por não conseguir cumprir, expectativas irreais, impostas pela sociedade e cultura.
Essas são algumas das maneiras, que levam ao homem interiorizar crenças que o pênis ideal é aquele, enorme, para que possa se exibir para a parceira ou até mesmo em conversas de mesa de bar.
A preocupação excessiva com o tamanho do pênis envolve questões culturais e aspectos psicológicos. E pode levar a disfunção sexual masculina.
Por que tamanho não é documento?
A média do tamanho do pênis, do homem brasileiro adulto, gira em torno de 14.1 cm ereto. Um pênis considerado com tamanho normal varia entre 4 cm flácido e 7.5 cm ereto.
O canal vagina da mulher tem em torno de 13 cm de profundidade, sendo que, sentem mais prazer nos 3 e 4 cm de penetração.
Ao analisar a fisiologia homem/mulher, percebemos que têm muitos mitos envolvendo a sexualidade.
A grande maioria dos homens, que reclamam ter pênis pequeno, em geral não tem.
Homens parem de se preocupar com o tamanho.
A relação sexual satisfatória é aquela, onde um parceiro consegue proporcionar prazer um ao outro, e isso independe do tamanho.
Quando falamos em sexualidade, não estamos falando exclusivamente, do pênis ou vagina, esses são mais um dos componentes da sexualidade.Explorem outras formas de prazer.
O corpo humano é todo sensitivo, explore às percepções e os 5 órgãos do sentido, ao invés de focar única e exclusivamente na genitália.
Mas afinal, por que é importante discutirmos isto?
Um dos motivos, talvez não seja tão óbvio, mas grande parte das disfunções sexuais é tratada com informação sobre sexualidade.
Outro motivo, é que a falta de informação, e as crenças errôneas com relação à sexualidade, podem levar o homem a ter disfunção erétil e ejaculação precoce.
É comum, homens que têm crenças distorcidas com relação à sexualidade, terem baixa autoestima, insegurança e dificuldade nos relacionamentos.
Pode levar também a problemas de saúde mental como, ansiedade, depressão e síndrome de distorção da imagem (dismorfofalofobia).
Benefícios da educação sexual.
-
Maior sensação de realização pessoal e sexual
-
Melhora a autoestima
-
Mais qualidade de vida
-
Melhora a saúde mental e emocional
-
Relacionamentos mais saudáveis
-
Conhecimento do próprio corpo
Para aqueles que sonham com o pênis enorme, fiquem atentos, com falsas promessas que possam comprometer sua saúde, pois ainda não existe nenhum tratamento seguro indicado para essa finalidade.
A saúde sexual do casal, começa em poder falar abertamente sobre sexualidade.
Maxuel Matos - Psicólogo | Sexólogo