Meditação para eliminar a dor “dispareunia” na relação sexual

Home / Textos / Sexualidade Feminina / Meditação para eliminar a dor “dispareunia” na relação sexual
Meditação para eliminar a dor “dispareunia” na relação sexual

A mulher que apresenta "dispareunia" (dor) na relação sexual, muita das vezes apresenta ansiedade elevada por experiências anteriores de dor, acaba tendo pensamentos que irá sentir dor sempre. Isso pode ser desencadeado pela ansiedade elevada.

A meditação permite estar mais presente, momento a momento na relação sexual a invés de ampliar o foco para a dor, o foco é ampliado para as sensações prazerosas da experiência com o parceiro (a).

A prática diária de atenção plena contribui para reduzir a ansiedade e a dor durante a relação sexual. O foco passa a ser nas sensações (visuais, auditivas, táteis, olfativas e gustativas), ao invés do foco estar na ansiedade e na sensação de dor.

meditacao-dor-na-relacao-sexual

Em alguns casos a ansiedade pode ser desencadeada também, pela preocupação com o desempenho sexual e querer agradar 100% o parceiro (a), ao invés de focar no seu prazer.

Vou deixar um exercício que pode ser realizado durante o dia em qualquer lugar e não requer muito tempo de dedicação. Pode ser realizado entre 3 e 10 minutos. E contribui para reduzir as ansiedades.

Exercício de Atenção Plena para dispareunia

  1. Procure um ambiente calmo e tranquilo, livre de barulhos e interrupções;

  2. Sente em uma poltrona ou cadeira de forma confortável, com a coluna ereta. Coloque as mãos sobre as pernas;

  3. Libere toda a tensão do corpo;

  4. Feche os olhos e faça 3 respirações profundas e lentas;

  5. Foque sua atenção na respiração, sinta o ar entrando e saindo das narinas, sem esforço e sem julgamentos, simplesmente observe sua respiração;

  6. Se surgir pensamentos na sua cabeça não julgue, simplesmente observe-os. Acolha seus pensamentos e volte sua atenção para a respiração. Assim como um visitante indesejado, que vem na sua casa e vai embora. Os pensamentos também são assim, eles vêm e vão embora;

  7. Imagine uma situação em que você esteve calmo, tranquilo e feliz;

  8. Permita-se, ser inundado por esses sentimentos. Se vier um leve riso em seus lábios, sinta essa sensação de leveza, tranquilidade;

  9. Volte sua atenção para o ambiente em que está e, abra os olhos lentamente.

meditacao-dor-na-relacao-sexual

A meditação aumenta a percepção sobre o próprio corpo, no que de fato acontece, foco nas experiências. 

 

Instagram

Maxuel Matos - Psicólogo | Sexólogo