O que é Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC)
Não é novidade para os profissionais de saúde mental e para a população em geral, que a cada dia que passa, o número de casos de transtornos psicológicos aumenta no Brasil e no mundo.
O Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) está entre os transtornos psicológicos que têm grande incidência na população, apesar de ser pouco conhecido, se comparado com a ansiedade e depressão.
Mas o fato de ser pouco conhecido, não quer dizer que pessoas não sofram em decorrência.
Esse transtorno, dependendo da gravidade é limitante e incapacitante, acarretando na vida da pessoa acometida, uma série de consequências negativas, que afeta a vida profissional, levando a dificuldades nos relacionamentos amoroso e familiar.
Características Transtorno Obsessivo Compulsivo
É comum aos portadores desse transtorno apresentarem obsessões e compulsões, ou até mesmo ambos.
O início acontece na infância e principalmente na adolescência. Acomete cerca de um a cada 40 a 60 pessoas no mundo, no Brasil a estimativa é de cerca de 2 milhões de pessoas.
O TOC é um transtorno crônico e tende a perdurar por toda a vida, o que muda é a intensidade, e a diferença está entre a pessoa buscar tratamento, ou não.
Características Obsessivas e Compulsivas
Pensamentos Obsessivos podem ser imagens mental, pensamentos ou impulsos que ficam a todo o momento voltando à consciência de forma persistente, e nesse período a pessoa luta para se livrar desses pensamentos intrusivos.
Esses pensamentos ocupam grande parte do dia, o que torna a pessoa improdutiva dependendo da gravidade, e a experienciar sofrimento subjetivo constante, por não conseguir controlar a mente. Causando ansiedade, medo e desconforto.
Isso faz com que a pessoa perceba a probabilidade iminente de perder o controle da mente e diante disso tenta controlar tudo ao seu redor.
Consequentemente vem as compulsões ou manias de verificações, levando mais tempo que o necessário para atividade cotidiana e atrasos nos compromissos sociais.
As compulsões vêm como uma forma de aliviar os pensamentos obsessivos, através de atos repetitivos, sejam eles mentais ou através de ações comportamentais.
Por exemplo, a pessoa que tem obsessão por limpeza, tem que praticar o comportamento compulsivo de lavar as mãos, toda vez que tocar em algo ou depois de apertar a mão de outra pessoa.
Para aqueles que têm obsessão relacionada a crenças religiosas, toda vez que pensar em algo impuro, tem que realizar o ato compulsivo de rezar, ou orar para se purificar.
Esses comportamentos são realizados a fim de aliviar a tensão e ansiedade interna.
Tipos mais comuns do transtorno obsessivo compulsivo
Com relação a limpeza, tomar banho com muito frequência, lavar as mãos, medo de ser contaminado com alguma doença.
Verificação, olhar diversas vezes se fechou a porta antes de sair ou ir dormir.
Pensamentos e crenças religiosas, imaginar que uma entidade religiosa é capaz de ouvir os pensamentos “impróprios”, o que levaria a punição. A partir disso, desenvolve manias para se purificar e não ser “castigado” pela entidade.
Tratamento para o TOC
Em geral o tratamento inclui o uso de medicamentos, que são prescritos por um psiquiatra, após realizar o diagnóstico adequado.
O acompanhamento psicológico é necessário para que a pessoa adquira habilidades para lidar com a ansiedade e incontrolabilidade das situações na vida cotidiana.
O tratamento combinando a terapia cognitivo comportamental e medicação é o mais indicado e o que tem mostrado melhores resultados.
Quanto mais cedo receber tratamento, a pessoa volta a ter uma vida mais equilibrada e restabelece os vínculos sociais, diminuindo os sentimentos de angústia e ansiedade.
Maxuel Matos - Psicólogo | Sexólogo