O sono reparador contribui para o desempenho sexual
Não dá para negar que a sexualidade é parte integrante de quem somos, e negar a sexualidade é negar uma parte da personalidade.
É sabido que o sono reparador contribui para o desempenho sexual, assim como as dificuldades sexuais, ocasionam uma série de desordens na vida da pessoa, como baixo autoestima, dificuldade emocionais, conjugal e de relacionamentos; depressão e ansiedade.
O que poucas pessoas sabem é, que as dificuldades sexuais, podem estar ligadas a distúrbios do sono. A qualidade do sono tem relação com a qualidade do desempenho sexual.
Distúrbios do sono e saude sexual
Não é novidade para os profissionais de saúde, que a cada dia que passa o índice de insônia e distúrbios do sono aumenta nas grandes metrópoles.
Devido à rotina estressante, a carga horária de trabalho exaustiva, o excesso de luminosidade, inclusive aparelhos eletrônicos.
A incidência de transtornos psicológicos, como ansiedade e depressão, contribuem para o surgimento de distúrbios do sono.
E, são grandes vilões para dificuldades sexuais, masculina e feminina.
Uma pesquisa da UNIFESP realizada pela pesquisadora Mônica Andersen, relaciona, que homens com dificuldades de sonos são três vezes mais propensos a terem disfunção erétil, se comparados com aqueles que não têm distúrbios do sono. As mulheres também apresentam dificuldades sexuais, decorrente dos distúrbios do sono.
Distúrbios do sono e o desempenho sexual
Os distúrbios do sono levam ao cansaço, físico e psicológico; dificuldades de concentração, memória e irritabilidade.
Contribui para acidentes do trabalho, de trânsito e dificuldades nos relacionamentos.
Imagine uma pessoa sempre cansada, sem energia física e mental, bocejando o dia todo, onde encosta por alguns segundos cochila.
Será que essa pessoa vai ter energia, disposição, atenção e conexão, para se envolver em atividades erótica e sexual? É pouco provável!
Sono reparador potencializa o desempenho sexual
Já o sono reparador, potencializa o desempenho físico, cognitivo, emocional e o sexual obviamente.
A pessoa descansada tem mais disposição, se sente mais energizada para se envolver em atividades eróticas e sexuais.
O que maximiza a conexão e entrega. Aumenta a percepção das sensações dos órgãos dos sentidos (visão, audição, olfato, paladar e tato).
A nossa saúde é num todo ligado, devemos pensar de forma integral e, potencializar os pilares, físico e emocional.
Uma vida feliz e realizada só é alcançada, quando os pilares da saúde mental, emocional e sexual, fazem parte do planejamento de vida
Maxuel Matos - Psicólogo | Sexólogo