Por que é importante o empreendedor saber gerenciar suas emoções

Home / Textos / Saúde Emocional / Por que é importante o empreendedor saber gerenciar suas emoções
Por que é importante o empreendedor saber gerenciar suas emoções

Todos nós sabemos bem que o ser humano é totalmente emocional e muitas vezes se deixa levar pelos sentimentos e pela impulsividade. Este fato pode com certeza afetar suas decisões, pessoais e profissionais.

Só que no mundo dos negócios, a maioria das decisões precisam mesmo ser tomadas com certa racionalidade, não permitindo muito espaço para sentimentalismos, visando evitar consequências desastrosas. É neste momento que entra a gestão emocional do empreendedor.

Saber gerenciar da melhor forma as emoções evita muitos desgastes emocionais e consequências para o negócio. 

Como você é responsável pela gestão do seu tempo, de sua empresa, gestão dos resultados, dos colaboradores, entre outras tantas gestões, também precisa se preocupar com a gestão de suas emoções.

Saiba como garantir esta gestão emocional e o quanto ela é importante para o empreendedor de sucesso.

 

Empreendedor e a instabilidade emocional: Quais as causas?

Se estamos falando de desafios, transformar a ideia de empreender em realidade, nos dias atuais, sem dúvida alguma é um grande desafio. Já sabendo disso, todo e qualquer empreendedor entende que terá pela frente várias batalhas emocionais.

A saber, em um universo tão diversificado a ausência de certa habilidade emocional pode trazer consequências sérias e diretas ao seu empreendimento, podendo inclusive ser responsável pelo total fracasso do negócio.

Saber como lidar com situações difíceis, tomar decisões assertivas muitas vezes sob intensa pressão, sem dúvida, vai ajudar o empreendedor a ser mais bem-sucedido.

E estas situações todas são geralmente peculiares ao próprio empreendimento e não tem muito como fugir delas, afinal, a palavra de ordem é mesmo desafio. E quando o empreendedor não consegue lidar bem com sua gestão emocional, os problemas começam a surgir.

Estes problemas se estendem e passam do profissional para o pessoal, ocasionando vários sintomas psicológicos sérios:

  • Angústia
  • Ansiedade
  • Irritabilidade
  • Impulsividade
  • Baixa autoestima
  • Estresse constante
  • Depressão

A questão aqui se resume em dois pontos fundamentais:

1. Saber que há um problema emocional que está atrapalhando seu empreendimento e, consequentemente, sua vida pessoal;

 2. Saber que este é o momento de procurar ajuda através de uma terapia psicológica.

 

Como o empreendedor pode garantir a gestão de suas emoções?

Não há uma receita pronta para isso e que seja absolutamente infalível. Tudo vai depender do quanto você está emocionalmente preparado para lidar com as situações e pressões advindas do seu negócio. 

Mas existem sim algumas dicas importantes que podem evitar abalos emocionais mais sérios e garantir uma melhor gestão de suas emoções. Confira:

Saiba lidar melhor com as adversidades

A gente sempre acredita que está pronto para lidar com as situações difíceis que possam surgir em nossas vidas. No empreendedorismo, não é diferente. Mas fatores internos e externos podem trazer problemas complicados direto para a sua sala de trabalho.

E aí, não tem jeito, será você que terá que lidar com eles. Nestes casos, a melhor de todas as dicas é estar bem preparado antes, mas sabemos que isso nem sempre é possível.

Então, a primeira coisa a fazer é manter a calma, evitar impulsividade e procurar entender a fundo o problema e principalmente colocar na mesa as principais possíveis soluções. O autocontrole emocional é tudo nesta hora.

Conte com ajuda e tenha uma comunicação clara com as pessoas

Nem sempre é possível fazer tudo sozinho, mesmo quando é necessário tomar decisões mais complexas. Inclusive, muitos dos problemas surgem por falta de uma boa comunicação entre você e sua equipe. 

Além disso, esta “boa comunicação” pode ser responsável para que as melhores soluções para os problemas surjam. 

Valorize e trabalhe os seus pontos fortes

A melhor forma de lidar com as adversidades é se preparar bem para elas antes mesmo que surjam, pois só assim você encontrará as melhores saídas. E para estar bem preparado, você precisa antes de tudo olhar para os seus pontos fortes, valorizá-los e saber que estes serão o seu principal diferencial.

Isso vai ajudar também a reconhecer onde você pode vir a precisar de ajuda, afinal, ninguém consegue ser totalmente eficiente em tudo e não há nada de errado em compartilhar ou mesmo transferir responsabilidades à terceiros. 

Use e abuse de seus pontos fortes no seu negócio e compartilhe, transfira, delegue responsabilidades quando perceber que o assunto não é muito a “sua praia”. Isso é gestão emocional

Conheça-se melhor

Se estamos falando em melhor gerenciar suas emoções, como empreendedor, nada mais óbvio do que as conhecer bem:

  • Você é muito ansioso
  • Fica irritado fácil? 
  • Não consegue lidar bem com certas situações específicas? 
  • Anda muito estressado ou se estressa muito fácil?

A resposta à todas estas perguntas irão lhe dizer quais os pontos em você mesmo que precisam ser trabalhados e, de certa forma, contidos. Administrar corretamente as nossas próprias emoções é saber quando expressá-las e quando contê-las.

Isso irá lhe poupar, com certeza, de muitas crises emocionais como as que comentamos no primeiro item deste artigo. E se tudo falhar, procure por ajuda profissional de um psicólogo terapeuta

 

A importância de o empreendedor saber gerenciar suas emoções

A importância se resume no sucesso do seu empreendimento e na sua tranquilidade emocional, tanto no lado pessoal como no profissional. Aliás, separar isso não é tarefa fácil, afinal, você acaba levando problemas do trabalho para a casa e vice versa.

Entender o turbilhão de sentimentos e emoções do dia a dia e saber lidar bem com eles é decisivo para uma melhor gestão emocional. Esta gestão está caracterizada no controle que você precisará ter sobre suas emoções.

Como seres humanos, naturalmente, esse “controle total” nem sempre é possível, frente aos inúmeros problemas e questões que exigirão mais da sua mente. A questão é não deixar que este “descontrole emocional” se arraste ou persista por muito tempo.

Se os problemas emocionais estão afetando sua vida de alguma forma, profissional e pessoal, saiba que este é o momento de você buscar ajuda e colocar tudo “nos trilhos” novamente. 

Uma terapia psicológica poderá lhe indicar caminhos para voltar ao seu “centro” emocional e as saídas e soluções para os principais problemas surgirão naturalmente para você a partir disso. 

Não permita que tudo se agrave, pois o tratamento psicológico neste caso será mais intenso e duradouro. Terapia psicológica também faz parte de uma boa gestão emocional

 

 

Instagram

Maxuel Matos - Psicólogo | Sexólogo