Porque o tesão acaba nos relacionamentos longos?

Home / Textos / Sexualidade Masculina / Porque o tesão acaba nos relacionamentos longos?
Porque o tesão acaba nos relacionamentos longos?

Namoro, noivado, lua de mel e casamento...durante praticamente todo este período, tudo é fogo e o sexo pode rolar a qualquer momento e lugar. É comum que aconteçam também incríveis juras de amor eterno, o que é absolutamente natural e até sadio.

No entanto, com o passar dos anos, as responsabilidades pessoais e profissionais aumentam, vêm os filhos, a rotina, algumas crises financeiras, problemas de saúde e até psicológicos. Com tudo isso, as aquecidas carícias de antes na hora do sexo (e até antes dele) passam a ficar mais escassas.

Se nada for feito, a tendência é que você perca mesmo o tesão por ela e acabe acreditando até que o amor acabou. Mas saiba que isso não é bem verdade e diferentes fatores, geralmente psicológicos, podem afetar sim negativamente a libido do homem e até da mulher.

Confira agora 6 dicas importantes para manter a chama sempre acesa, mesmo depois de muitos anos no relacionamento.

  1. Cuidado com a rotina

É uma tendência natural ao ser humano: tudo vira rotina. A rotina tem duas vertentes bem diferentes: a primeira traz segurança, afinal, você já sabe quando, onde e como fazer. A segunda, pode trazer transtornos, insatisfação e até estresse (você já está cansado daquilo todo dia).

No nosso caso estamos lidando com a segunda vertente e para o sexo e um relacionamento amoroso sadio a rotina nem sempre cai bem. Aliás, ela pode sim atrapalhar. O melhor é tentar sempre inovar e não é preciso muito para isso.

Um passeio simples e inusitado, só os dois, ou mesmo fazer aquele jantarzinho diferente e inesperado, caseiro mesmo, tipo à luz de velas e na hora do sexo, uma posição diferente, combinada com a parceira antes ou alguma inovação, como o uso de algumas frutas na hora que for rolar.

Coisas simples que são capazes de quebrar a rotina

  1. Tenha e dê espaço

Aquele “juntinho todo dia, porque te amo”, pode não fazer muito bem. As pessoas necessitam de espaço e nem sempre irão manifestar isso abertamente para o parceiro ou parceira, porque temem magoá-los.

Mas esta dedicação de ficar junto o tempo todo, querer fazer tudo juntinho porque você a ama, etc. e tal, pode sim sufoca-la, causar um distanciamento entre o casal e você, pouco a pouco, vai perdendo o tesão sem perceber.

E pior: sem saber o que está fazendo de errado, uma vez que você dá toda a atenção pra ela e fica “juntinho” a maior parte do tempo. Lembre-se: tenha e dê espaço pra ela.

  1. Inovar na hora do sexo

Além de tentar evitar a rotina na hora da cama, é sempre bom procurar inovar quando o assunto for sexo. Isso aquece o relacionamento, para você e para ela também. 

Dar vazão para certas fantasias suas e dela também, posições jamais tentadas, locais pouco originais, tudo isso pode fazer arder o fogo da paixão. Uma ida a uma sex shop também pode ajudar neste campo.

  1. Separe o profissional do pessoal

Problemas de casa levados para o trabalho e, pior, preocupações profissionais trazidas para a cama do casal. Sabe aquele telefone que insiste em tocar toda noite, justamente na hora “H”? Ele quebra qualquer tesão, seu e dela.

E aí, meu amigo, não tem libido que dure por muito tempo: o casal vai se afastando, aos poucos, e o sexo também. E essas coisas acontecem sem que você perceba, dia após dia.

É sabido que muitas vezes não é tarefa fácil separar o profissional do pessoal, e vice versa. Por outro lado, também é sabido que isso é absolutamente necessário, ou você vai prejudicar a ambos. 

A sugestão aqui é ser rigoroso: hora do sexo, é hora do sexo. Hora de trabalhar, é hora de trabalhar. Evite a todo custo misturar estes momentos, pois isso vai atrapalhar a relação.

  1. Alimente o contato físico

Sabe aquela coisa...você chega do trabalho, dá aquele “selinho” nela quase que de raspão, vai tomar banho, janta, assiste à TV ou lê um jornal, boa noite e cama? Essa rotina, frequente, distancia você dela e faz com que o tesão também fique distante.

Se rolar, vai ser tão automático, tipo “cumprir tabela”, e não pode ser assim. É justamente nesta fase que as desculpas dela começam a surgir: a dor de cabeça é a mais comum e usual. Sem perceber, logo será você que estará dando desculpas, pra não fazer sexo, afinal, perdeu total o tesão.

Por isso é importante aumentar e valorizar pequenos gestos, pequenos contatos físicos, inclusive os maliciosos, na rotina do dia a dia. Dê as mãos com mais frequência, aquela “tapinha” sutil na bunda dela, prolongue mais os beijos e esse tipo de coisa que faz toda a diferença.

  1. A falta de confiança em si mesmo

A falta de confiança em sua capacidade sexual também é motivo para o fim do tesão. O desempenho sexual de um homem não é, necessariamente, medido pela parceria e sim por ele mesmo. 

Muitos dos transtornos de disfunção erétil, falta de ereção e libido surgem do nada, pura e simplesmente porque o homem colocou na cabeça que tem estes problemas e quando isso acontece começam a surgir outras questões mais sérias, psicológicas e físicas.

Primeiro, se você acredita que há algum problema físico de sua parte e que está lhe incomodando, procure orientação médica e um psicólogo terapeuta sexual o quanto antes. 

Segundo que sua parceira, na maioria das vezes, nem tem do que reclamar do seu desempenho na cama: a insegurança está na sua cabeça e, nestes casos, a terapia sexual é o melhor caminho, para o casal e principalmente para você que está se sentindo inseguro.

 

Não sinta vergonha de procurar ajuda sexual

A maioria dos problemas sexuais – senão todos – têm solução e são mais simples do que se imagina. A questão aqui é: nem todo homem tem coragem de buscar ajuda e este sim é um problemão.

Ocasionalmente, uma simples terapia sexual bem trabalhada, com a ajuda de um profissional psicólogo, vai tirar todas estas questões e inseguranças relacionadas ao seu desempenho sexual e você vai passar a viver bem melhor.

Não há como ter tesão em um relacionamento quando principalmente o homem se sente inseguro na hora do sexo. Procure um terapeuta sexual e resolva logo o problema.

 

Instagram

Maxuel Matos - Psicólogo | Sexólogo