Qual a importância da terapia psicológica para empreendedores
Parece que não, mas empreender, além de não ser uma tarefa fácil, também é uma missão às vezes bastante solitária. Só que você, que está ali lidando com os atropelos constantes do seu negócio no dia a dia, sabe exatamente o que é ser um empreendedor.
E as preocupações não são poucas: plano estratégico, fluxo de caixa, plano de marketing, retorno sobre investimento, metas, receita, análise de mercado, estratégias, tomada de decisão, além de alguns obstáculos inerentes ao seu negócio que possam vir a surgir, necessitando de solução urgente.
E são nestes momentos mais críticos que surgem aquelas dúvidas, das quais geralmente você tenta lidar sozinho:
- Será que estou no caminho certo?
- Será que este negócio vai mesmo vingar?
- Será que está na hora de perseguir algo novo?
- Não será este o momento de romper com meus sócios?
Estes e outros tantos dilemas fazem parte, na maioria dos casos, da vida de muitos empreendedores. Alcançar e saborear o sucesso do negócio nem sempre é tarefa fácil, mesmo porque, todos os problemas e os “dilemas” podem atrapalhar nesse processo.
Mas você já considerou alguma vez a terapia psicológica como forma de lhe ajudar a tomar suas decisões e a resolver todos estes dilemas?
É mais ou menos assim: você está em um barco à deriva visualizando diversas ilhas ao seu redor, só que permanece estático, sem ação, sempre na dúvida sobre qual direção seguir porque não sabe a real distância de cada uma delas.
É exatamente neste momento que entra em ação o psicólogo terapeuta, que conta com todos os instrumentos necessários para lhe ajudar a escolher, você mesmo, a direção mais assertiva. Além disso, você terá a real sensação de que não está sozinho...à deriva.
Vamos entender melhor como tudo isso funciona?
Qual a relação entre a saúde mental e o empreendedorismo?
Há quem acredite que empreender é um sinônimo de arriscar, só que não é bem assim. O empreendedor precisa, antes do pontapé inicial, fazer muitos cálculos, análises, planos de negócios, etc., para começar o empreendimento.
Claro que sempre há um fator de risco, mas este fator existe praticamente em tudo que fazemos em nossas vidas, mesmo quando procuramos e encontramos aquele emprego maravilhoso, que dará, em termos, segurança financeira mês a mês.
O empreendedor precisa a todo instante estar pronto para lidar com situações verdadeiramente inesperadas e geralmente desafiadoras. Em termos, ele já sabe de antemão que será assim, mas não sabe o quanto está preparado, psicologicamente, para isso.
E aí surge o estresse, a insônia, as preocupações, a insegurança, a fadiga e a ansiedade, problemas tipicamente psicológicos e que irão, se não forem tratados, fatalmente atrapalhar o sucesso do seu empreendimento.
A depressão é a etapa final desse processo, e uma real inimiga do empreendedorismo. Surge em cenários mais drásticos, como em dificuldades financeiras, imprevistos mais graves e de difícil solução ou mesmo pelo acúmulo de todos os outros problemas psicológicos citados acima.
Diante do exposto, fica mais fácil perceber a relação entre empreendedorismo e saúde mental, que são bastante próximas, e fica fácil entender também a importância do auxílio de uma terapia psicológica para lidar com estas situações todas.
Quais as principais razões que afetam a saúde mental do empreendedor?
Você pode até acreditar que isso não acontece com você, que não há nada de errado com o seu emocional. No entanto, existem algumas razões que, de uma forma ou de outra, acabam por afetar seriamente a saúde mental dos empreendedores. Saiba quais são elas:
A falta de garantias
Geralmente quem tem um emprego, com salário fixo, se sente mais seguro financeiramente. Mesmo sabendo que pode ser demitido em algum momento, o empregado se sente mais confiante pois sabe que todo final de mês terá aquele valor resguardado, além de FGTS e outros benefícios, caso perca o emprego.
No caso de um empreendedor, tudo isso não existe e ele sabe que terá que lidar com esta ausência de garantias, principalmente financeira.
Essa sensação de vulnerabilidade e total incerteza gera um nível de ansiedade constante, além de preocupações diárias, elevando drasticamente o estresse, principalmente para quem ainda está no começo do negócio e tudo isso, fatalmente, irá abalar o emocional deste empreendedor.
Alta responsabilidade
Quem está em um emprego tem suas responsabilidades, mas estas estão em torno de suas tarefas, especificamente. No caso de um empreendedor, isso vai bem mais além, afinal, todo o negócio é de sua responsabilidade.
E quando toda essa responsabilidade não é administrada de forma correta, há naturalmente uma estafa mental e é neste momento que os problemas emocionais mais sérios começam a surgir, sendo necessário procurar ajuda de um profissional terapeuta psicológico.
Sensação de isolamento
Como toda a dedicação necessária ao negócio é praticamente exclusiva do empreendedor, é muito comum que utilize muitas horas do seu tempo, do seu dia de trabalho para fazer o empreendimento ter sucesso.
Este tempo todo gasto faz com que o empreendedor se afaste naturalmente, de amigos, da família, de horas de lazer e tudo mais, afinal, seus negócios sempre virão em primeiro lugar.
Só que este isolamento é substancialmente grave no que diz respeito à saúde mental do indivíduo e o sentimento de solidão e tristeza pela falta de contato com outras pessoas podem gerar problemas emocionais sérios, que igualmente necessitarão de ajuda profissional de um psicólogo.
Conclusões finais
Por todas as razões apresentadas acima e também por uma série de outros motivos relacionados ao empreendedorismo que podem afetar o lado emocional da pessoa, é preciso dedicar uma certa atenção e cuidado à saúde mental antes que seja tarde.
Não ter o controle adequado das emoções não só vai prejudicar o empreendedor como pessoa, como também fatalmente irá repercutir em seus negócios, negativamente. Ao final, tudo isso irá se tornar uma imensa barreira para o sucesso profissional e pessoal.
Por todas estas considerações, é fundamental que você, como empreendedor, busque ajuda de um terapeuta psicólogo o quanto antes, profissional este que poderá lhe dar maior tranquilidade pessoal e profissional, seja na tomada de decisões em situações mais críticas, seja no próprio dia a dia do seu negócio.
Maxuel Matos - Psicólogo | Sexólogo