Seus problemas não são realmente grandes
Seus problemas não são realmente grande é as suas forças e motivações em superá-los que esa pequena.
Muita das vezes nossa mente cria monstros, monstros esses, imensuráveis e irreais. Você não consegue tocar, mas sabe que estão ali, martelando na sua cabeça, gerando angústias e sentimentos de fracasso. Podemos chamar esses cupins emocionais de crenças.
Se não existe de fato, a não ser na sua cabeça, se não são tocáveis e muito menos mensuráveis. O porquê acreditar e deixar ser guiado por esses pensamentos?
Um breve panorama das crenças: são padrões arraigados de pensamentos, que estabelecemos como regra para tomar decisões, construídos ao longo da vida, através dos nossos modelos mais próximos e significativos, como pais, cuidadores, esposa (o), namoradas (o) e etc.
Em geral as crenças vêm disfarçadas de obstáculos, medos irreais. Uma forma rígida de pensar e tomar decisões!
Mas afinal, por qual motivo é importante se dar conta disso?
A autoconscientização é um passo importante, pois a partir daí você consegue perceber de fato o tamanho real do problema; ou se é criação da sua cabeça, seus pensamentos e crenças limitantes falando mais alto.
Faz parte da transformação, admitir nossas fraquezas e limitações, admitir não é aceitação passiva. Mas sim, uma autorresponsabilização, para propor mudanças. A motivação para a ação!
Fica aqui um questionamento para reflexão:
Em outros momentos da vida em que você esteve mais motivado, sentiu que seus problemas eram maiores que você? Ou se sentia indestrutível, imbatível, pensando que venceria qualquer dificuldade e conquistaria todos os seus sonhos?
Essa reflexão pode proporcionar insights incríveis e você perceber que talvez o seu problema não seja tão grande, mas é você que se sente pequeno em relação a ele.
É tudo uma questão de mindset. E é possível mudar e tornar mais adaptativo e funcional, congruente com as suas metas.
Se você trabalhar e fortalecer seus pensamentos para que sejam maiores que seus problemas, a maneira de enfrentar as dificuldades muda! E sua jornada se torna mais leve e satisfatória.
Experimento pessoal, mudando de mindset:
Ao acordar pela manhã, sente em um local tranquilo e livre de interrupções;
-
Faça 3 respirações profundas e lentas;
-
Mentalize por 3 minutos como você gostaria de terminar seu dia;
-
Como gostaria de estar se sentido;
-
Quais sentimentos gostaria de experienciar;
-
Quais as realizações para o dia de hoje, deixe fluir o mindset positivo;
-
Seja grato pelo café da manhã, pelo ar que respira, que é de graça e extremamente necessário para sua sobrevivência, seja grato pela vida.
-
Permita-se, ser guiado por esses pensamentos durante o dia. Ao final do dia pare para analisar como de fato seu dia fluiu.
Esse exercício diário te conduzirá a uma atitude mental positiva de autorrealização
Tudo que é regado floresce! Nossos pensamentos são como músculos, quanto mais você treina e alimenta, ficam mais fortes.
Maxuel Matos - Psicólogo | Sexólogo