Terapia sexual o que é, quando procurar um sexólogo ou psicólogo especialista em sexualidade?

Home / Textos / Sexualidade Masculina / Terapia sexual o que é, quando procurar um sexólogo ou psicólogo especialista em sexualidade?
Terapia sexual o que é, quando procurar um sexólogo ou psicólogo especialista em sexualidade?

Da mesma maneira que procura um médico para cuidar de nossa saúde física, em algumas situações, também pode ser necessário ter um acompanhamento de terapeuta sexual ou psicólogo para cuidar da sua saúde sexual, tanto no sentido de orientações específicas, como também para ajudar em todo o aspecto da sua sexualidade.

O terapeuta sexual está devidamente capacitado para conduzir a terapia psicológica , conhecendo a fundo todas as possíveis relações da sexualidade referentes à saúde e às nuances que se correlacionam com o ato sexual em si.

Mas, quando exatamente procurar um sexólogo e psicólogo especialista em sexualidade masculina? Para o homem, principalmente, isso pode vir a ser um verdadeiro tabu. 

No entanto, uma terapia sexual pode solucionar questões até simples, mas que estão de certa forma impedindo a plena sexualidade masculina

Deixe-me te explicar melhor o que é a terapia sexual, para quem é destinada e quando é o momento de buscar ajuda. Acompanhe.

 

O que é Terapia Sexual?

O que é Terapia Sexual?

A terapia sexual pode ser entendida como um conjunto de sessões terapêuticas que são conduzidas por um profissional qualificado, psicólogo ou médico com especialização em sexologia ou terapia sexual . Estas sessões/consultas, visam solucionar questões relativas à sexualidade e que estão de certa maneira afligindo o homem ou a mulher.

Para tanto, este profissional, seja um sexólogo e psicólogo, contará com diversas fontes de conhecimento para saber como conduzir da melhor maneira possível a terapia. As principais são:

  • A Psicologia;
  • A Biologia;
  • A Sociologia;
  • A Antropologia;
  • A Medicina;
  • A Epidemiologia;
  • A Neurologia, entre outras.

Mais especificamente no caso do homem, este terapeuta terá que lidar também com os tabus certamente masculinos e que podem ter dado origem ao problema, podendo estar relacionados a questões psicológicas ou até físicas.

Em ambas as situações, este profissional é o mais indicado para apontar os melhores caminhos, no intuito de favorecer  uma sexualidade masculina plena e satisfatória, livre de inseguranças, ansiedades e frustrações.

 

Como funciona uma terapia sexual?

Como funciona a Terapia Sexual

É comum que tenhamos dúvidas, ainda mais no caso dos homens, do que realmente será tratado e de que forma se desenvolverá uma terapia sexual. Os principais problemas apontados são a falta de ereção, de libido ou ejaculação precoce, mas existem outros.

A primeira impressão é que estes problemas todos estão relacionados a fatores físicos exclusivamente, mas não é bem assim. Muitos são gerados por questões psicológicas. O ponto crucial e de partida é primeiro reconhecer o problema e segundo procurar ajuda, no caso um psicólogo ou sexólogo

Os principais problemas psicológicos que geralmente afetam a sexualidade masculina estão ligados a:

  • Baixa autoestima
  • Traumas
  • Ansiedade
  • Transtorno de Ansiedade Generalizada TAG
  • Transtorno afetivo bipolar 
  • Depressão
  • Estresse
  • Nervosismo 
  • Crises emocionais no casamento ou no relacionamento
  • Medo do fracasso sexual
  • Autoafirmação
  • Casos psicológicos considerados mais sérios, como casos de abusos sexuais na infância, por exemplo.

A terapia sexual em si é muito parecida com qualquer outra psicoterapia, o que muda neste caso, é que o foco principal se volta para questões íntimas e sexuais. E será necessário que você relate ao terapeuta o problema, suas experiências sexuais, sentimentos e preocupações. 

A partir daí, seu terapeuta, junto com você, irá desenvolver mecanismos de enfrentamento do problema, na intenção de melhorar suas respostas no futuro, para que seja possível garantir uma vida sexual muito mais saudável e satisfatória.

Apesar de não ser muito comum, é possível que sejam necessários, dependendo do caso, a indicação de alguns medicamentos prescritos por um médico especialista em sexualidade masculina ,  que estarão  auxiliando o tratamento terapêutico. 

A cada sessão, você aprenderá a ter um melhor gerenciamento das suas emoções e preocupações e dos sentimentos envolvidos que podem estar levando à sua disfunção sexual. Nenhuma terapia, sexual ou não, é exatamente igual a outra, uma vez que esta depende da individualidade de cada pessoa.

Se o seu terapeuta identificar que a sua disfunção sexual é, de certa forma, causada por alguma preocupação sexual física, ele, em paralelo ao tratamento terapêutico, poderá encaminhá-lo a um médico especialista para tratar o problema.

 

Quando devo procurar um sexólogo e/ou psicólogo?

Quando procurar ajuda de um sexólogo

Ter uma vida sexual satisfatória é parte integrante de uma vida plena. Claro que, existem diferentes apontamentos de desejos sexuais específicos, que são de certa forma subjetivos e muito particulares e diferem de uma pessoa para outra, bem como da relação com o parceiro.

No entanto, quando há casos de uma disfunção erétil, inexistência de ereção ou ejaculação precoce, entre outros problemas relacionados, se faz necessário procurar ajuda médica e psicológica para resolvê-lo.

Além disso, se o problema está relacionado à intimidade dentro de um relacionamento, independentemente da idade, pode ser necessário também a ajuda de um psicólogo sexual ou sexólogo. Isso acontece muito com homens excessivamente preocupados com seu desempenho sexual e isso independe da idade

Não há um prazo pré-determinado para o início e o fim de uma terapia sexual. Tudo vai depender do problema apontado e da solução mais indicada. Em certas situações, a terapia sexual de curto prazo já é o suficiente para a resolução do transtorno, levando em consideração que a terapia é objetiva e focal.  Tudo irá depender das necessidades individuais da pessoa, bem como do problema apresentado. O sexo é uma atividade importante na vida do ser humano e está diretamente relacionado à sua saúde física e mental.

Exatamente por isso, buscar auxílio de um psicólogo ou sexólogo quando há qualquer anormalidade sexual, independente da idade, é tão importante quanto visitar um médico para cuidar de uma questão qualquer de saúde.

 

Não se sinta constrangido em buscar ajuda

Em muitas situações, principalmente no caso dos homens, há uma certa dificuldade em assumir que há um problema sexual, ainda mais quando se trata de um problema psicológico e emocional, mais difícil ainda é  procurar ajuda . 

Discutir o assunto, mesmo com a parceira, nem sempre é uma tarefa fácil. A saber, os problemas sexuais, como a disfunção erétil e a ejaculação precoce, afeta hoje cerca de 30% da população masculina brasileira.

Todavia, é muito importante procurar ajuda profissional. Em geral, todos os casos serão tratados com total sigilo e privacidade, como toda e qualquer terapia, seja ela no âmbito sexual ou não.

E a solução pode ser mais simples do que você imagina. Por isso, não sinta vergonha ou qualquer constrangimento em procurar um psicólogo ou sexólogo para avaliar o que está acontecendo e indicar os caminhos para a solução. 

Pior é continuar com o transtorno, procurando soluções alternativas que podem até piorar o problema e se ver cada vez mais insatisfeito e infeliz com sua sexualidade, podendo causar até complicações mais sérias como angústia e depressão, por exemplo.

 

Instagram

Maxuel Matos - Psicólogo | Sexólogo