Transtornos psicológicos: A importância da prevenção
Os transtornos psicológicos causam uma série de desordens mental e física. Os custos da prevenção com saúde mental são menores que o valor do tratamento em todos os campos das nossas vidas, desde financeiro, nos relacionamentos, nas emoções e físico.
Provavelmente, você despertou cedo, levantou da cama, tomou café como de costume e foi desenvolver suas atividades cotidianas como trabalho, estudo, reuniões, exercício físico ou até mesmo passar um tempo com pessoas queridas, em mais um dia que se inicia.
Conforme os dias da semana vão passando e chegamos à quarta-feira, metade da semana, a essa altura do campeonato, já estamos torcendo para chegar o fim de semana e desfrutar do merecido descanso. Afinal, merecemos. Queremos ver os amigos, familiares e todas as pessoas que a correria da semana não permitiu que encontrássemos ou até mesmo assistir a um seriado, curtir um bom livro e, para os mais dedicados ou estudiosos, estudar para as provas que acontecerão na próxima semana.
Talvez você ainda não tenha parado para pensar que muitas pessoas, fisicamente saudáveis não conseguiram realizar um terço das atividades que você fez durante a semana. Como assim? Pois é, existe um número grande de pessoas no mundo que são fisicamente saudáveis e sequer conseguiram sair de casa hoje, menos ainda ter energia física e mental para realizar qualquer tipo de atividade.
Mas você já deve estar se perguntando: o que essas pessoas têm? Se são saudáveis fisicamente, mas não conseguem ser ativas ou produtivas?
Elas podem ter o que milhares de pessoas têm em todo o mundo: um “transtorno psicológico” que causa disfunção psicológica, sofrimento e prejuízo no funcionamento normal da pessoa.
O tema saúde mental sempre foi cercado por inúmeros tabus, afinal, temos dificuldade de enfrentar o que é novo. Apesar dos transtornos mentais sempre existirem, abrir discussões sobre o assunto de forma a prevenir tem histórico mais recente. Aos poucos, estamos nos tornando mais abertos para o diálogo, o que é muito bom quando falamos em prevenção em saúde mental.
Afinal de contas, sabemos que estamos bem agora, mas não sabemos como podemos estar daqui alguns minutos, horas, dias, semanas, meses e anos. Todas essas incertezas nos causam questionamentos a respeito de nossa sanidade.
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), existem mais de 450 milhões de pessoas no mundo com algum tipo de transtorno psicológico. No Brasil, esses transtornos atingem em torno de 23 milhões de pessoas e outros 5 milhões sofrem com transtornos mais graves. Esses transtornos são a terceira causa de afastamento do trabalho no Brasil, o que levou ao pagamento de R$ 211 milhões em benefícios no ano de 2011, segundo a previdência social.
Veja os dados de um estudo realizado na região metropolitana de São Paulo intitulado “São Paulo Megacity Mental Health Survey”: A pesquisa foi organizada pela OMS e concluiu que cerca de 30% da população apresenta algum tipo de transtorno psicológico. São Paulo tem o maior índice de transtorno psicológico do mundo. O mais alarmante é que esse estudo avaliou 24 cidades em países diferentes.
O sofrimento e a tristeza são inerentes à vida humana e isso, por si só, não caracteriza um transtorno psicológico, se existe uma circunstância que justifica a pessoa estar triste. A situação começa a mudar se essa mesma pessoa está sendo impactada e limitada de forma significativa por um determinado período de tempo na parte cognitiva, tem sofrimento ou prejuízo na sua vida como um todo e apresenta comportamentos anormais que antes não tinha.
Confira o texto “Os 3 critérios para o diagnóstico de um transtorno psicológico”
Maxuel Matos - Psicólogo | Sexólogo