Transtornos psicológicos: Conhecer para prevenir

Home / Textos / Saúde Mental / Transtornos psicológicos: Conhecer para prevenir
Transtornos psicológicos:  Conhecer para prevenir

Devemos voltar nossa atenção para a promoção da Saúde Mental, levando em consideração que vivemos expostos a fatores de riscos para os transtornos psicológicos como, a vida moderna estressante, mudanças rápidas nos hábitos de vida, excesso de informação, comunicação virtual, consumismo excessivo, jornadas de trabalho prolongadas, exaustivas e o uso de álcool, etc..

 Esses fatores podem contribuir para o desenvolvimento de sofrimento ou transtorno mental, como o transtorno depressivo, ansioso, sexual, entre outros. No artigo anterior com o título “3 Pontos importantes que você precisa saber a respeito dos transtornos psicológicos” descrevi a base para o diagnóstico de um transtorno psicológico.

Para deixar mais claros os conceitos descritos no artigo citado acima, aproveito para descrever os dados da campanha da OMS para o Dia Mundial da Saúde do ano de 2017, intitulada “Vamos conversar. Depressão, prevenção e Tratamento”. Esse transtorno psicológico, segundo a OMS, atinge cerca de 350 milhões de pessoas em todo o mundo. No Brasil, esses números chegam a 11 milhões de pessoas.

transtornos-psicologicos-conhecer-para-prevenir

Veja abaixo porque a depressão é considerada uma doença mental. Perceba como ela cumpre os três critérios: disfunção psicológica, sofrimento subjetivo ou prejuízo e resposta atípica. Assunto abordado no artigo citado anteriormente.

A depressão causa disfunção psicológica: pois afeta a cognição com pensamentos suicidas; causa falta de concentração, baixo rendimento intelectual, pessimismo, alterações do comportamento como agitação e isolamento social. A pessoa sente vontade de ficar mais tempo deitado e tem alteração nas emoções como a tristeza profunda, choro constante, alteração do humor, irritabilidade, apatia e indiferença.

Sofrimento subjetivo: relato de ideia de fracasso; se sentir inútil, sentir solidão; ter prejuízos como isolamento social, desinteresse para estudar, afastamentos do trabalho, prejuízos financeiros seja com gastos com remédios ou por afastamento das atividades profissionais.

 Resposta atípica: falta de disposição para trabalhar; ficar chorosa; ter alteração do sono dormindo muito ou com dificuldade para dormir; dificuldade para se alimentar ou comer em excesso; perda ou excesso de peso se comparado com seu normal; alteração do humor como irritabilidade, falta de desejo ou prazer em atividades antes consideradas prazerosas. Todos esses sintomas são comparados como a pessoa era antes do transtorno e as consequências que o transtorno psicológico trouxe.

Pode acontecer também da pessoa não ter um transtorno psicológico, mas o sofrimento ser intenso que se faz necessário ajuda psicológica para auxiliar a encontrar meios para lidar com o problema ou solucioná-lo.

Sabendo-se que a terapia ou auxílio psicológico não é só para pessoas que apresentam transtornos, aqueles que desejam autoconhecimento (resolver problemas de sua vida, encontrar meios para ter uma vida mais leve e com maior qualidade, tanto física quanto mental) podem se beneficiar desse tipo de acompanhamento.

Os transtornos psicológicos têm tratamento e a pessoa doente não está com “frescura”. Menos ainda, está doente porque quer. Assim como qualquer outra doença, os transtornos psicológicos exigem tratamento e de preferência o mais rápido possível.

transtornos-psicologicos-conhecer-para-prevenir

O quanto mais rápido for à procura pelo tratamento adequado, maiores as chances de recuperação e da pessoa ter uma vida com mais qualidade física e mental.

Saúde mental é um estado de bem estar psicológico, onde a pessoa tem a capacidade de fazer uso das suas habilidades emocionais, cognitivas e comportamentais para interagir socialmente e responder de forma adequada conforme a situação exige.

 

Instagram

Maxuel Matos - Psicólogo | Sexólogo